EP.36: Fosfoetanolamina (com o Prof. Luiz Carlos Dias)

Em tempos que se está considerando o uso em larga escala de um fármaco para o combate ao coronavírus, sem que se haja nenhuma (até o momento) evidência clínica de sua eficácia nesta doença, talvez seja interessante olharmos para o passado e aprendermos com a nossa própria história recente: o caso da fosfoetanolamina.

Para (re)contar esta história, o Prof. Cedric entrevista o Prof. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da UNICAMP (Campinas, SP), que participou da equipe do INCT-Inofar designada pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia para analisar as cápsulas de fosfoetanolamina produzidas na USP de São Carlos.

No final do episódio, o Prof. Luiz Carlos Dias também falou um pouco sobre a possibilidade do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus e também sobre suas atuais atividades de pesquisa na UNICAMP, relacionadas à busca por novos compostos bioativos.

Notas do episódio:

  • Documentos do MCTIC sobre a Fosfoetanolamina, contendo todos os relatórios e experimentos realizados com as cápsulas e com todos os produtos e impurezas encontradas nelas.
  • Notícias do jornal Zero Hora sobre a Operação Placebo: (1) (2) (3)
  • MMV (Medicines for Malaria Venture)
  • DNDi (iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas)

Siga o Moléculas no Twitter: http://twitter.com/moleculaspod

Siga o Moléculas no Facebook: http://fb.me/moleculaspodcast

Estamos também no Spotify (https://open.spotify.com/show/5nsmzbzT3qJezOx02kk17F) e no Deezer (https://www.deezer.com/br/show/377222)

Contato via e-mail: moleculas.podcast@gmail.com

1 pensou em “EP.36: Fosfoetanolamina (com o Prof. Luiz Carlos Dias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *