Call for Papers: Journal of Chemistry

O Journal of Chemistry (uma publicação open-access revisada por pares editada pela Hindawi publishing, IF = 1.726) está com uma edição especial em preparação sobre novas reações multicomponente.

Como editores convidados, estão o Prof. Cedric Graebin (DQO/IQ/UFRRJ), um dos coordenadores do LaDMol-QM, e dois pesquisadores da área na China (Professores Liangce Rong e Jie-Ping Wan). A chamada tem prazo até o dia 11/outubro/2019 e está detalhada no site https://www.hindawi.com/journals/jchem/si/645198/cfp/

Reações Multicomponentes: Um breve Histórico e a Versatilidade destas Reações na Síntese de Moléculas Bioativas

sumario-artigo-aceito

Um artigo de revisão escrito pelos discentes Kamilla Rogério e Felipe Vitório junto com seus orientadores Cedric S. Graebin e Arthur E. Kümmerle, discutindo as principais reações químicas conhecidas como reações multicomponente e suas aplicações na síntese de moléculas com atividade biológica foi aceito para publicação na Revista Virtual de Química. O artigo pode ser lido na seção “no prelo” da revista.

Atualizando a leitura científica a partir de e-alerts

Uma das tarefas mais importantes de quem segue a carreira de pesquisador está em manter-se atualizado com o que se publica em revistas científicas ao redor do mundo. E isso não é uma tarefa nada fácil, dependendo da área em que há a necessidade de se manter atualizado. E não sou o único a escrever isso: (veja por exemplo o blog The Sceptical Chymist, pertencente à Nature Chemistry; ou então o que Daniel Wessel tem a dizer sobre o assunto).

Ambos mencionam o uso de leitores de feeds RSS para fazer a tarefa. Eu, pessoalmente, prefiro receber os alertas por e-mail. Muitas e muitas editoras e revistas científicas permitem o cadastro de um e-mail para notificações sobre novas edições de revistas, ou então de novos artigos aceitos para publicação.

Como fazer, então, para cadastrar-se nesses e-alerts? Abaixo dou algumas dicas.

 

ACS (American Chemical Society)

O procedimento no website da American Chemical Society (ACS para encurtar) é simples.

1. Primeiro é necessário entrar no website da ACS criar um login (chamado de ACS ID). Basta entrar em http://www.acs.org/ e cliquem em ‘register’. 
2. Após criarem esse ID, basta fazer o login em http://pubs.acs.org/, clicar em ‘My Profile’, ‘Email Alerts’ e escolher as revistas das quais querem receber alertas. É possível escolher entre alertas de artigos aceitos e alertas de novas edições. Eu prefiro a primeira opção pois os artigos estão recém-aceitos.
3. No contexto da Química Medicinal e Orgânica, recomendo as seguintes revistas:

  • Journal of Medicinal Chemistry;
  • ACS Medicinal Chemistry Letters;
  • ACS Combinatorial Science;
  • Journal of Organic Chemistry;
  • Organic Letters;
  • Chemical Reviews;
  • Accounts of Chemical Research;
  • Organic Process Research & Development

 

Elsevier/SciVerse Science Direct

B. Cadastro nos sites da Elsevier
1. Entre em http://www.sciencedirect.com/
2. Clique em ‘My Alerts’
3. O sistema pedirá para dar nome de usuário/senha ou para criar uma nova conta (o que será provavelmente o caso).
4. Depois, basta usar o link ‘add/delete journal and book-series alerts’ e escolher as revistas
5. Minhas recomendações:

  • Tetrahedron (e Tet. Letters)
  • Bioorganic & Medicinal Chemistry (e Bioorg. Med. Chem. Letters)
  • Drug Discovery Today
  • European Journal of Medicinal Chemistry
  • Bioorganic Chemistry

 

C. Wiley Interscience

1. Entre em http://onlinelibrary.wiley.com/user-registration
2. Após o cadastro, faça o login
3. O sistema da Wiley é mais complexo.É preciso acessar o site de cada revista (com o login ativo) e marcar ela para receber o alerta. Use o link http://onlinelibrary.wiley.com/browse/subjects para facilitar a busca.
4. Em cada revista que houver o interesse, basta clicar no link ‘Get New Content Alerts’ dentro da aba ‘Journal Tools’ (normalmente no canto superior esquerdo de cada página.
5. Minhas recomendações:

  • ChemMedChem
  • Medicinal Research Reviews
  • Chemical Biology & Drug Design
  • Eur. Journal of Organic Chemistry
  • Heterocyclic Chemistry
  • Heteroatom Chemistry
  • Angewandte Chemie International Edition

 

Artigo aceito para publicação

Uma das linhas de pesquisa do LaDMol-QM consiste no emprego de produtos naturais que apresentem alguma atividade biológica interessante como protótipos (ou, em outras palavras, precursores) para a descoberta de novos compostos com atividade biológica promissora.

Embora tenha sido possível observar-se uma certa tendência ao abandono na pesquisa de produtos naturais como fontes para novos fármacos no final dos anos 90/início dos anos 2000, os mesmos são uma grande fonte para a descoberta de novos compostos bioativos. Por exemplo, Newman e Cragg (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22316239) observaram que cerca de metade dos fármacos aprovados nos últimos 30 anos ou são produtos naturais, produtos semi-sintéticos (que empregam um produto natural como precursor da síntese) ou então produtos de origem sintética mas cujo grupo farmacofórico (isso é, o conjunto de grupos funcionais da molécula responsável pela atividade dela) é inspirado em um produto natural.

O artigo (aceito para publicação na revista Chemical Biology & Drug Design) descreve o nosso passo inicial na busca por um derivado da glicirrizina (um produto natural encontrado na raiz do alcaçuz e responsável pelo gosto doce do mesmo) que tenha um melhor perfil de atividade inibidora da enzima trombina (uma enzima-chave na cascata de coagulação sanguínea) que a glicirrizina.

Este trabalho é fruto de uma colaboração entre nosso laboratório, o Laboratório de Bioquímica Farmacológica (Centro de Biotecnologia/UFRGS) o Laboratório de Bioinformática Estrutural (Centro de Biotecnologia/UFRGS) e o Laboratório de Fitoquímica (Faculdade de Farmácia/UFRGS)

Modelagem molecular do composto mais ativo apresentado no artigo interagindo com o exosítio I da trombina humana.
Imagem: Modelagem molecular do composto mais ativo apresentado no artigo interagindo com o exosítio I da trombina humana.

Título do artigo: “Improving the thrombin inhibitory activity of Glycyrrhizin, a triterpenic saponin, through a molecular simplification of the carbohydrate moiety”

DOI/link para acesso10.1111/cbdd.12204 (requer acesso via Periódicos/CAPES)