Artigo aceito para publicação

Uma das linhas de pesquisa do LaDMol-QM consiste no emprego de produtos naturais que apresentem alguma atividade biológica interessante como protótipos (ou, em outras palavras, precursores) para a descoberta de novos compostos com atividade biológica promissora.

Embora tenha sido possível observar-se uma certa tendência ao abandono na pesquisa de produtos naturais como fontes para novos fármacos no final dos anos 90/início dos anos 2000, os mesmos são uma grande fonte para a descoberta de novos compostos bioativos. Por exemplo, Newman e Cragg (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22316239) observaram que cerca de metade dos fármacos aprovados nos últimos 30 anos ou são produtos naturais, produtos semi-sintéticos (que empregam um produto natural como precursor da síntese) ou então produtos de origem sintética mas cujo grupo farmacofórico (isso é, o conjunto de grupos funcionais da molécula responsável pela atividade dela) é inspirado em um produto natural.

O artigo (aceito para publicação na revista Chemical Biology & Drug Design) descreve o nosso passo inicial na busca por um derivado da glicirrizina (um produto natural encontrado na raiz do alcaçuz e responsável pelo gosto doce do mesmo) que tenha um melhor perfil de atividade inibidora da enzima trombina (uma enzima-chave na cascata de coagulação sanguínea) que a glicirrizina.

Este trabalho é fruto de uma colaboração entre nosso laboratório, o Laboratório de Bioquímica Farmacológica (Centro de Biotecnologia/UFRGS) o Laboratório de Bioinformática Estrutural (Centro de Biotecnologia/UFRGS) e o Laboratório de Fitoquímica (Faculdade de Farmácia/UFRGS)

Modelagem molecular do composto mais ativo apresentado no artigo interagindo com o exosítio I da trombina humana.
Imagem: Modelagem molecular do composto mais ativo apresentado no artigo interagindo com o exosítio I da trombina humana.

Título do artigo: “Improving the thrombin inhibitory activity of Glycyrrhizin, a triterpenic saponin, through a molecular simplification of the carbohydrate moiety”

DOI/link para acesso10.1111/cbdd.12204 (requer acesso via Periódicos/CAPES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *